Apresentação

O Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Estado do Acre surgiu em 2010 com a finalidade de incentivar a inserção de notícias positivas na mídia, reconhecendo e estimulando a atuação da imprensa como difusora de informações e formadora de opinião.

O prêmio é realizado anualmente e entregue em dezembro, mês que se comemora o Dia Nacional do Ministério Público, premia matérias jornalísticas com impacto social da atuação da instituição nas seguintes áreas: Sustentabilidade Ambiental e Patrimônio Cultural; Infância e Juventude; Patrimônio Público; Consumidor; Combate a Organizações Criminosas; Educação; Direitos do Cidadão; Direitos Humanos; Eleitoral; Saúde; Pessoa com Deficiência; Idosos; Trabalho Escravo; Trabalho Infantil; e Índios e Minorias.

Em março de 2012, o Prêmio de Jornalismo do MP/AC ganhou o primeiro lugar nacional no X Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria Relacionamento com a Mídia. O projeto ficou à frente do TJ/SP, TJ/AC e do TRT da 16ª Região. A premiação foi promovida pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). Também em 2012, o Projeto serviu como base para outros projetos semelhantes como o I Prêmio de Jornalismo do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG).